A bela cidade de Caetité berço de grandes figuras como Waldick Soriano, Antonio Rodrigues Lima, Camilo de Jesus Lima, Oliverios Guanais, foi também o berço de Anísio Teixeira.
Nascido Anísio Spinola Teixeira, nosso educador nasceu há 121 anos. Filho de fazendeiro e político pensou em seguir carreira como jesuíta, havendo um impasse com a vontade do pai de que ele seguiria carreira política. Desde cedo teve sua inteligência reconhecido datado primeiramente pelo educador Teodoro Sampaio que posteriormente lhe chamou para dar palestras, assim dando inicio a sua vida de docente.
Na vida dele teve grandes figuras importantes não só para a Bahia, mas para a educação da época, nomes como Goês Calmon, John Dewey,e Darcy Ribeiro com quem fundou a Universidade de Brasília. Passaram por sua vida moldando quem era, e transformando seus pensamentos para com a educação.
Anísio Teixeira morreu em 1971, em uma morte misteriosa onde não há testemunhas ou verdadeiras alegações, num pais em que ele era perseguido e que teve que se afastar das coisas as quais mais gostava por censura. Sua morte foi de grande tristeza para o mundo da educação, sua visão sobre a transformação nos métodos de ensino, suas reformas educacionais são ate hoje um marco.
Ainda restam resquícios de Anísio por aqui, há obras e seu legado não foi apagado nem no Rio de Janeiro nem na Bahia. E como sempre em defesa da educação ele disse “Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país uma maquina que prepara as democracias. Essa maquina é a escola publica”. Alunos avante, busquem seus direitos, sem anular os de ninguém.
Comments